sábado, 12 de março de 2016

Pin-up: Ensaio Fotográfico com Márcia Barros: "Visual Cheesecake"

       Na década de 1920, após a Grande Depressão, o governo Roosevelt passou a oferecer apoio, embora limitado, aos artistas empobrecidos, isso cumulado com uma mutação nos padrões de comportamento ocidentais, trouxe um modelo de consumo embasado num padrão de vida "Americano". Foi nessa época que surgiu a arte das pin-ups.
        Pin-up foi o nome dado ao visual utilizado em "banners"  em inglês se traduziria em "pendurado", Os soldados, na 2º Guerra Mundial, prendiam com "pinos" as ilustrações de belíssimas mulheres nas paredes e armários nos campos de guerra, o termo "pin-up" também tem relação com isso.
       As ilustrações, na época, eram mais utilizadas em propagandas de produtos do que como "arte em si", hoje são um dos principais expoentes da "pop art" americana.

Fonte: A vida e a internet com suas maravilhas. Não achei textos precisos, então utilizei meu conhecimento de leituras e documentários sobre o tema.


       Com o tempo, e observando-se os estilos visuais de cada artista e de cada pin-up ilustrada, o universo retrô criou nomenclaturas aos estilos, que podem ser conferidos em blogs especializados nesse universo, como por exemplo o Menteflutuante Retrô.

            A seguir o ensaio feito com a Márcia Barros Fotografias e em parceria com o Relicarro Autos de Época. A Márcia, além de ser maravilhosa nos "cliques", é uma simpatia só, deixa o ambiente bem mais agradável, facilitando que as poses fluam com mais naturalidade. Super indico o trabalho dela, que não se limita só ao universo retrô, ela faz todo tipo de trabalho em fotografia (desde recém nascidos a eventos).
             O estilo "pin-up" das fotos é o Cheesecake + Navy, que é a vertente mais "açucarada" das pin-ups com uma pegada "marinheiro" nas estampas. O visual era mais delicado e comumente com vestidos de corte rodado.
     












Agradecimentos a Márcia Barros pelo excelente trabalho! Contato abaixo.

Tel / Whatsapp: 8129-3383




Nenhum comentário:

Postar um comentário